sexta-feira, 29 de abril de 2016

O FUTURO E OS RENOVADINHOS

Procurarei trazer até aqui, com algum humor, as questões que respeitam ao passado, ao presente e ao futuro da Vida Colectiva do Arquipélago. Aqui fica o pontapé de saída. 

No blog anónimo "Renovadinhos", ontem e hoje foram lá publicados os texto abaixo que merecem ser lidos, ainda que ninguém dê a cara por eles. Causam-me urticaria os anónimos, particularmente, aqueles que apenas enxovalham as pessoas. Somos levados a pensar que, por um lado, serão cobardes, e, por outro, não terão ideias válidas para contrapor.
Quis publicar o comentário abaixo no blogue "Renovadinhos" mas recebi em resposta esta mensagem: OS COMENTÁRIOS NESTE BLOGUE ESTÃO RESERVADOS AOS MEMBROS DA EQUIPA. Convosco logo abaixo fica o comentário.
Caso o Raimundo venha dizer que bem avisou, não é coisa de espantar ninguém. Já outros o fizeram antes, distintíssimo e altíssimo corajoso anónimo. Ele não sabe tudo, mas daquilo que sabe já deu prova positiva, ao serviço do bem público, "incluso" na cadeia de comando do novo chefe e do DDT que, antes do novo chefe ocupou a Quinta.
Umas quantas taramelas criaram-lhe o já desusado epíteto Bord'Água, mas os madeirenses, em particular os Funchalenses, recordam com saudade a sua passagem pela CMF. Penso que isto incomoda muita gente. Incomodará certamente quem se serviu, em vez servirem, como fez Raimundo Quintal.

TEXTO DOS "RENOVADINHOS"
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Houve um debate na Assembleia da República. Na ordem de trabalhos estava o Programa de Estabilidade. Quem teve tempo para dar uma olhadela aos écrans que transmitiam em directo, teve a oportunidade de ver algumas figuras conhecidas, como o tal de triste memória, que mesmo remetido à ponta direita baixa, da sua bancada, lá estava para ouvir a sua antiga professora e executante de muitas maldades.
Na bancada logo atrás, encontrava-se uma rapariga que para lá mandaram. Ao seu lado uma senhora respeitável que em tempos tentou, ganhar eleições para chegar a Presidente do Governo dos Açores. A ''nossa jovem'', embevecida sob a protecção da veterana, manteria o hábito de ficar calada, não fora um ''muito bem'' que a ouvimos balbuciar em apoio a um correligionário no uso da palavra.
Na esquerda ao alto, o cenário era de conspiração, ou mais grave, de completo alheamento. ''Pereirinha'' e Vilhena, sempre muito mano a mano, falavam, falavam entre si. Preocupações com os problemas da terra que os elegeu? Não é de crer!
Estratégia para travar o frenesim do Cafôfo? É mais certo!
Mas que triste representação tem a Madeira nas bancadas do parlamento da República.
sexta-feira, 29 de abril de 2016
Houve desfile Prada nas serras do Paul.
A imagem que nos remete para o evento veio na imprensa e é enternecedora. Cinco pessoas ladeiam uma senhora, olhando com toda a atenção do mundo para uns arbustos. Ao fundo, há gente com ar de se encontrar em missão de ''protecção''
A razão de tão luxuosa deslocação aos Estanquinhos, a 1.500 metros de altitude, tem a ver com uma causa nobre. É preciso dar cabo das pestes da carquejas e das giestas que lá em cima infestam a paisagem e aumentam a carga combustível, mesmo que para isso seja necessário gastar alguns milhares.
Cá para nós... Afinal o que é que andaram a fazer no passado o Manel e o Rocha, sobretudo este quase ''eterno'' homem das florestas?
A verdade é que foi preciso alguém com uma sofisticada escolha de toilette, (a senhora não facilita) ir ao local e tomar decisões. Quem deve estar ''estuporado'' é o Raimundo sabe tudo (ele que até trabalhou com o novo chefe, ele que domina tudo o que se relaciona com as nossas plantinhas e florestas).
Se vier aí desgraça (cruzes abrenuncio) teremos a ''raimundada'' do costume com a célebre frase ''eu bem avisei.É preciso proteger a carqueja. Nunca cortem a giesta um raminho que seja'', e outras teorias do seu vasto conhecimento enciclopédico.
Mas as coisas foram como foram. Com ou sem consulta prévia ao nosso ''guru'' foi uma acção digna de figurar em reportagem da Harper's Bazar ou na própria Vogue.
O homem das contabilidades, feito promotor do nosso turismo, que ainda por cima é íntimo da senhora que se deslocou ao Paul, deve aproveitar o filão e marcar uma reunião com as duas citadas revistas.
Meta-se num avião, não perca tempo. Ainda por cima, a alguém na sua posição não se colocam as trapalhadas e as maçadas do reembolso. FIM DOS "RENOVADINHOS
A criatura, seja ela Homem ou Mulher - quem sabe até pertença às novas classificações de género - face àquilo que escreve, está acima de tudo e todos. Imagine-se atrever-se a falar num "Raimundo sabe tudo"! O Raimundo só fala daquilo que sabe. Infelizmente, para a Madeira e seus habitantes, ele tem tido razão. A criatura espingardeia para todos os lados "o cheiro a pólvora, deve dar-lhe ânimo.
A sobranceria revelada nos textos é tal que quase nos sentimos na presença de alguém dotado de poderes divinos. Isto é ameaçador.